Curriculum Vitae

Em 1962 e 1963 fez os exames liceais dos quinto e sétimo anos, então necessários para o ingresso na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com óptimas classificações.

De 1963-64 a 1967-68 fez o curso de HISTÓRIA na dita Faculdade. A partir de 1968 trabalhou denodadamente na tese de licenciatura com o seguinte título: A arquidiocese de Braga no século XVI - visitas pastorais e livros de visitações, para cujo estudo obteve um subsídio da Fundação Calouste Gulbenkian, a título excepcional, dado o carácter e a temática vasta a abordar. Após quatro anos de estudo defendeu tese de licenciatura, nos finais de Julho de 1972, sendo classificado no final da licenciatura com dezasseis valores. Sendo o melhor licenciado em História nesse ano no Porto, foi-lhe atribuído o prémio Damião Peres.

Acabado o curso de História, exerceu a docência nos ensinos liceal e preparatório: no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim nos anos lectivos de 1968-69 e 1969-70; na Escola Preparatória Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, nos anos lectivos de 1970-71, 1971-72, 1972-73; no ano lectivo de 1973-74 fez o Estágio Pedagógico para o Ensino Liceal no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim, donde saiu com a classificação profissional de 14,8, a do melhor homem a nível nacional. Mas antes fez o curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras do Porto no ano lectivo de 1969-70 com a média de quinze valores. No ano lectivo de 1974-75 foi professor agregado na Escola Secundária de Vila do Conde. Desde o ano lectivo de 1975-76 até ao de 1985-86 foi professor efectivo no Liceu Nacional (Escola Secundária) de Sá de Miranda, em Braga, tendo sido delegado do grupo no ano lectivo de 1979-80. Para sua promoção última no ensino secundário a 4 de Novembro prestou no D.R.E.N. provas para a passagem ao oitavo escalão no Ensino Secundário, as quais tinha requerido em Julho de 1993, tendo sido aprovado com a classificação de Satisfaz com Muito Bom.

Desde o ano lectivo de 1986-87 lecciona na UCP de História e Ciências Sociais, na Universidade do Minho, as cadeiras de Expansão Portuguesa, História Moderna e Contemporânea, História Moderna de Portugal e Paleografia Moderna, esta no Mestrado das Instituições e num curso livre. Desde Outubro de 1988 até Setembro de 1991 foi bolseiro do INIC para fazer a tese de doutoramento sobre A arquidiocese de Braga no século XVII - Sociedade e mentalidades através das visitações pastorais, sob a orientação do Prof. Doutor Luís António de Oliveira Ramos, professor catedrático da Universidade do Porto, e do Doutor Philippe Loupès, Professor da Universidade de Bordéus, tendo estado várias vezes em França a trabalhar nela.

Concluiu e apresentou essa dissertação nos princípios de Fevereiro de 1993 para provas de doutoramento, a qual defendeu a 13 de Dezembro de 1993 com a classificação máxima de distinção e louvor por unanimidade. Com essa dissertação concorreu, a 15 de Junho de 1994, ao prémio Calouste Gulbenkian - História de Portugal dos Séculos XVI a XX, atribuído pela Fundação aos académicos da Academia Portuguesa da História, tendo-lhe sido atribuído a 29 de Junho e entrege a 6 de Julho desse ano. Desde 13 de Dezembro de 1993 é professor auxiliar do Instituto de Ciências Sociais na Universidade do Minho